Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Avanços na cirurgia de catarata

  Tamanho do Texto     Imprimir



A cirurgia de catarata progrediu muito nos √ļltimos anos, gra√ßas aos avan√ßos tecnol√≥gicos ocorridos, especialmente quanto √†s lentes intra-oculares. Assim, hoje podemos oferecer uma cirurgia muito mais segura e com melhores resultados, do que no passado. Veja, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre a cirurgia de catarata.

O que é a catarata?

O que é a cirurgia de catarata?

Como é feita a retirada de catarata?

A cirurgia de catarata é feita com LASER?

√Č necess√°rio implantar uma lente na cirurgia de catarata?

Como é feita a anestesia nas cirurgias de catarata?

√Č preciso dar pontos na cirurgia de catarata?

A cirurgia da catarata é ambulatorial ou precisa de hospitalização?

O que ocorre com a pressão ocular após a cirurgia de catarata?

A recuperação da visão é rápida após a cirurgia de catarata?

√Č poss√≠vel corrigir o grau dos √≥culos com a cirurgia da catarata?

Existem muitos tipos de lentes intra-oculares?

Quais são as características gerais de uma boa lente intra-ocular?

O que são lentes intra-oculares tóricas?

O que s√£o lentes intra-oculares multifocais?

√Č necess√°rio aplicar LASER ap√≥s a cirurgia de catarata?

Precisa usar colírios após a cirurgia da catarata?

Quem tem catarata e glaucoma pode ser operado da catarata?

O que é a catarata?

A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino. O cristalino é a lente natural do olho e deve ser transparente para que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina (onde se forma a imagem). Assim, a presença da catarata prejudica a visão, pois dificulta a entrada de luz no olho.

Cristalino com catarata

Cristalino sem catarata

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é a cirurgia que visa corrigir a catarata, a fim de melhorar a visão. Esta cirurgia consiste em duas etapas:

1)     na primeira parte retira-se a catarata através de uma tecnologia chamada FACOEMULSIFICAÇÃO;

2)     Na segunda etapa, após retirada a catarata, implanta-se dentro do olho uma lente intra-ocular.

Como é feita a retirada de catarata?

Atualmente, a t√©cnica cir√ļrgica mais moderna para a retirada da catarata √© a FACOEMULSIFICA√á√ÉO. Por meio deste m√©todo, utilizamos um aparelho de facoemulsifica√ß√£o, o qual fragmenta a catarata em part√≠culas pequenas, atrav√©s de vibra√ß√Ķes em alta freq√ľ√™ncia. Ap√≥s fragmentar a catarata, o aparelho remove as part√≠culas, por meio de uma aspira√ß√£o √† v√°cuo. Assim, podemos dizer que a catarata √© sugada pelo aparelho de facoemulsifica√ß√£o.

Facoemulsificação

A cirurgia de catarata é feita com LASER?

N√£o. A cirurgia de catarata n√£o √© feita com LASER, e sim com um equipamento que fragmenta a catarata, chamado equipamento de facoemulsifica√ß√£o. Diversas experi√™ncias t√™m sido realizadas com um tipo de laser chamado ‚Äúfentosecond‚ÄĚ, com o intuito de utilizar esta tecnologia nas cirurgias de catarata. Por√©m, isto ainda est√° em fase de testes preliminares.

√Č necess√°rio implantar uma lente na cirurgia de catarata?

Sim, é necessário implantar uma lente na cirurgia de catarata, pois esta lente irá substituir o cristalino que foi retirado na cirurgia. O cristalino é uma lente natural dos nossos olhos e ele se transforma em catarata com o passar do tempo. Assim, quando operamos a catarata, estamos retirando o cristalino, o qual deverá ser substituído pela lente intra-ocular.

Implante da lente intra-ocular

Lente posicionada ao término da cirurgia


Como é feita a anestesia nas cirurgias de catarata?

Na grande maioria das vezes, utilizamos a anestesia t√≥pica, com uma seda√ß√£o leve. Isto significa que utilizamos gotas de col√≠rios anest√©sicos e uma seda√ß√£o suave, a fim de propiciar uma cirurgia tranq√ľila e sem dor ao paciente. Assim, evitam-se os riscos inerentes √†s inje√ß√Ķes dos bloqueios peribulbares, como perfura√ß√Ķes oculares e hematomas. Esta forma de anestesia (t√≥pica) tamb√©m apresenta a vantagem de permitir a realiza√ß√£o da cirurgia at√© mesmo em pacientes anti-coagulados com bastante seguran√ßa, gra√ßas aos baixos riscos de sangramento, por n√£o necessitar do uso de agulhas.

Com a anestesia t√≥pica n√£o h√° a necessidade de ocluir o olho operado, o que nos permite iniciar o uso de col√≠rios imediatamente ap√≥s a cirurgia, acelerando a recupera√ß√£o no per√≠odo p√≥s-operat√≥rio. Como a cirurgia √© r√°pida, geralmente n√£o ultrapassando 15 a 20 minutos, a anestesia t√≥pica com seda√ß√£o leve nos permite uma pronta recupera√ß√£o anest√©sica ap√≥s a cirurgia, sem os efeitos de seda√ß√Ķes excessivas. Assim, a anestesia geral s√≥ √© utilizada em raras situa√ß√Ķes, como nos casos de cirurgias em beb√™s ou crian√ßas.

√Č preciso dar pontos na cirurgia de catarata?

N√£o. Gra√ßas √† evolu√ß√£o tecnol√≥gica, atualmente, a cirurgia de catarata √© realizada atrav√©s de incis√Ķes (cortes) muito pequenas. Assim, se a incis√£o for feita corretamente, a pr√≥pria press√£o interna do olho √© capaz de fechar a incis√£o, n√£o havendo a necessidade de pontos (sutura com fios cir√ļrgicos). Por esta raz√£o, dizemos que a cirurgia de catarata n√£o necessita suturas, na imensa maioria das vezes, o que diminui o astigmatismo e desconforto p√≥s-operat√≥rio que ocorriam no passado, quando as incis√Ķes eram maiores e necessitavam de pontos.

A cirurgia da catarata é ambulatorial ou precisa de hospitalização?

Geralmente, não há necessidade de ficar no hospital. Assim, a cirurgia é considerada ambulatorial, pois o paciente costuma ir para casa no mesmo dia, após a cirurgia.

O que ocorre com a pressão ocular após a cirurgia de catarata?

Se a cirurgia for bem feita, sem que ocorram complica√ß√Ķes cir√ļrgicas, geralmente a press√£o intra-ocular diminui ap√≥s a cirurgia da catarata. Esta redu√ß√£o da press√£o ap√≥s a cirurgia de catarata √© um efeito bastante positivo para a sa√ļde ocular, pois ajuda a proteger o olho contra os danos provocados pelo aumento da press√£o ocular, como ocorre nos casos de glaucoma. Al√©m disso, ap√≥s a cirurgia de catarata, diminuem os riscos de uma crise aguda de glaucoma de fechamento angular (um tipo de glaucoma).

A recuperação da visão é rápida após a cirurgia de catarata?

Geralmente é possível obter uma boa visão já no primeiro dia após a cirurgia, quando operamos uma catarata inicial. Porém, quando operamos uma catarata muito avançada, a recuperação da visão pode levar alguns dias. Por esta razão, o ideal é não deixar a catarata evoluir muito, e sim operá-la nos seus estágios iniciais.

√Č poss√≠vel corrigir o grau dos √≥culos com a cirurgia da catarata?

Sim, é possível corrigir o grau dos óculos, tanto para perto, como para longe. Assim, é possível diminuir ou até mesmo eliminar o uso de óculos após a cirurgia da catarata. Esta correção do grau dos óculos é feita através do implante de uma lente intra-ocular, a qual irá compensar o grau dos óculos. Estas lentes podem ser monofocais ou multifocais. As lentes monofocais podem corrigir o grau para longe, restando a necessidade de uso de óculos para perto. Já as multifocais, podem corrigir os graus de longe e de perto, sendo, portanto, uma ótima opção para quem deseja não usar mais óculos.

Existem muitos tipos de lentes intra-oculares?

Sim, existe uma grande variedade de lentes intra-oculares atualmente. Assim, o m√©dico oftalmologista dever√° realizar diversos exames a fim de orientar o paciente na escolha da melhor lente intra-ocular para cada caso, dependendo das peculiaridades do olho a ser operado. Felizmente, a evolu√ß√£o ocorrida nos √ļltimos anos nos permite oferecer lentes que agregam alta tecnologia em materiais, design e caracter√≠sticas √≥pticas, a fim de atingir melhores resultados visuais (uma vis√£o melhor) e com baixos riscos cir√ļrgicos. Al√©m disso, lentes de √≥tima qualidade nos permitem diminuir ou, at√© mesmo, eliminar o uso de √≥culos ap√≥s a cirurgia.

Quais são as características gerais de uma boa lente intra-ocular?

De um modo geral podemos dizer que uma boa lente precisa ter as seguintes características:

1)¬†¬†¬†¬† Ser dobr√°vel, a fim de possibilitar a sua introdu√ß√£o no olho humano por incis√Ķes pequenas, a fim de evitar grandes cortes e diminuir a necessidade de pontos (sutura).

2)     Ser de um material de boa qualidade óptica, a fim de oferecer uma visão mais nítida. Neste sentido, uma característica importante é a asfericidade da lente, que diz respeito às peculiaridades das curvaturas da lente.

3)     Ser de um material com boa biocompatibilidade, ou seja, de um material que seja bem aceito pelo organismo, não gerando inflamação ocular ou sistêmica.

4)¬†¬†¬†¬† Ser de um material com alta durabilidade, a fim de evitar altera√ß√Ķes tardias conhecidas como ‚Äúglistening‚ÄĚ.

5)¬†¬†¬†¬† Ser de um material que seja compat√≠vel com interven√ß√Ķes futuras, como LASER ou vitrectomia com √≥leo de silicone, que podem ser necess√°rias, especialmente em pacientes com retinopatia diab√©tica.

6)     Ter um design adequado para permitir uma boa centralização e estabilidade da lente na posição correta dentro do olho.

7)     Ter bordas retas posteriores, a fim de evitar a opacificação da cápsula posterior no pós-operatório.

8)¬†¬†¬†¬† Ter bordas arredondadas anteriormente, a fim de evitar dist√ļrbios √≥pticos chamados disfotopsias.

9)     Ter filtro com proteção contra a radiação UV.

10) Ter boa estabilidade rotacional no caso das lentes tóricas.

11) Ter baixa indu√ß√£o de ‚Äúglare‚ÄĚ e halos, especialmente no caso das lentes multi-focais.

12) Ter características ópticas que permitam minimizar a perda da sensibilidade de contraste, especialmente em lentes multi-focais.

O que são lentes intra-oculares tóricas?

As lentes intra-oculares tóricas são lentes desenvolvidas para corrigir o astigmatismo do paciente, além de corrigir o erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia). Estas lentes devem ter boa estabilidade rotacional, a fim de oferecer uma boa correção do astigmatismo por muitos anos, sem perder o seu efeito com o passar do tempo.

O que s√£o lentes intra-oculares multifocais?

Lentes intra-oculares multifocais são lentes que visam corrigir o grau dos óculos para longe e para perto, fazendo com que possamos diminuir ou eliminar totalmente o uso de óculos após a cirurgia de catarata. Em outras palavras, estas lentes procuram oferecer uma boa visão para longe e para perto sem o uso de óculos.

Vis√£o para longe com lente multifocal Vis√£o para perto com lente multifocal


Atualmente, as melhores lentes multifocais que existem no mundo, baseiam-se nos fen√īmenos √≥pticos conhecidos como refra√ß√£o e difra√ß√£o. Gra√ßas √† evolu√ß√£o tecnol√≥gica, estas lentes costumam apresentar um √≥timo desempenho na vis√£o para longe e para perto, de um modo geral. Apesar de todos os avan√ßos ocorridos, as lentes intra-oculares multifocais apresentam algumas limita√ß√Ķes. As maiores limita√ß√Ķes destas lentes dizem respeito aos fen√īmenos √≥pticos conhecidos como ‚Äúglare‚ÄĚ (ofuscamento) e halos, al√©m da diminui√ß√£o da sensibilidade de contraste, especialmente em condi√ß√Ķes de baixa luminosidade.

√Č necess√°rio aplicar LASER ap√≥s a cirurgia de catarata?

Em alguns casos, depois da cirurgia, pode ocorrer a opacificação da membrana que envolve a lente, o que se chama opacificação da cápsula posterior do cristalino. Quando isto acontece, pode ser feita uma aplicação de LASER para melhorar a visão, chamada capsulotomia com YAG-LASER. Felizmente, as lentes intra-oculares de boa qualidade apresentam baixos índices de opacificação capsular, fazendo com que esta aplicação de laser não seja necessária em grande parte das vezes.

Precisa usar colírios após a cirurgia da catarata?

Sim, ap√≥s a cirurgia da catarata √© necess√°rio usar tr√™s tipos de col√≠rios: anti-bi√≥ticos, anti-inflamat√≥rios n√£o hormonais e cortic√≥ides. Em alguns pacientes com ressecamento ocular, tamb√©m √© necess√°rio usar col√≠rios lubrificantes. Felizmente, todos estes diferentes tipos de col√≠rios evolu√≠ram muito nos √ļltimos anos, de tal modo que dispomos de excelentes op√ß√Ķes atualmente.

Quem tem catarata e glaucoma pode ser operado da catarata?

Sim. Na verdade, a cirurgia da catarata costuma diminuir a pressão intra-ocular, na maioria das vezes. Por esta razão, a cirurgia da catarata pode ajudar no controle do glaucoma. Além disso, é possível realizar a cirurgia do glaucoma junto com a cirurgia da catarata.

Autor:
Prof. Dr. Luciano P. Bellini



Compartilhar

home   |   Voltar

O conteúdo deste site tem finalidade informativa e não substitui a consulta médica.

Os textos veiculados neste site são de propriedade de "ceoportoalegre.com.br". A reprodução dos mesmos poderá ser feita desde que mencionados os respectivos autores e o site "ceoportoalegre.com.br" como a fonte da informação.


27 comentários para “Avan√ßos na cirurgia de catarata”


  • kamila
    17 de dezembro de 2014

    Excelente matéria e muito informativa! Parabéns pela maravilhosa explicação

  • maria do socorro
    25 de novembro de 2014

    Parab√©ns pelas explica√ß√Ķes. J√° fiz cirurgia de catarata nos dois olhos com intervalo de 15 dias. Deu tudo certo, estou vendo tudo com nitidez, o que n√£o estava acontecendo antes. Por orienta√ß√£o do m√©dico, foi colocada lente importada, dizem que a nacional n√£o √© aconselh√°vel.

  • marilda oliveira
    26 de agosto de 2014

    Otimos esclarecimentos,tirei todas as minhas duvidas.Muito obrigada.

  • Luana Gomes
    27 de junho de 2014

    Parab√©ns pelo artigo, Dr.Bellini. Respostas a questionamentos comuns a todos que necessitam fazer uma cirurgia ocular, numa linguagem de f√°cil entendimento a qualquer pessoa. Provavelmente, serei a pr√≥xima candidata a retirar cataratas… O CEO √© o C√ąU …

  • antonia
    30 de março de 2014

    fis a cirurgia de catarata com a dra jao fang maravilhosa me ajudou muito
    estou munto bem sem aculos adorei.

  • paulo roberto zagurski
    2 de dezembro de 2013

    gostei dos artigos mas queria mais informa√ß√Ķes da lente intra ocular nacional, pois pouco se sabe das suas caracter√≠sticas, obrigado

  • jos√©
    20 de junho de 2013

    Obrigado pelos esclarecimentos estou com cirurgia marcada fiquei + confiante parab√©ns pelas informa√ß√Ķes.

  • Elaine
    13 de junho de 2013

    Obrigada por compartilharem as informa√ß√Ķes.Tenho cirurgia marcada e estou com muito medo.
    √ďtimo artigo.

  • Edvaldo wanderley
    9 de maio de 2013

    Gostei das informa√ß√Ķes, estou com catarata. Obrigado.

  • jonas r silva
    9 de dezembro de 2012

    estas informa√ß√Ķes foi muito √ļltio para mim pois ja esta agendada a minha sirurgia de catarata, muito obrigado.

  • Lina Ferreira - Rio de Jasneiro
    17 de outubro de 2012

    Excelente cirurgia, não tenha medo pois os riscos é raro , vale a pena operar. Fiz não me arrependo.

  • Luiz
    28 de setembro de 2012

    Parabens por publicarem esta materia sobre cirurgia de catarata, fis a cirurgia e segunda vou ao a clinica para o médico passar as lentes. Petrolina- Pe

  • wilson dos santos tito
    7 de julho de 2012

    Agradeço por estas imformaçoes valiosas pois sou diabetico mellitus estou com catarata no olho direito e estava com receio e operar.

  • jjjjjjjjjjjjjjjjjj
    28 de junho de 2012

    OBRIGADO!EU PRECISAVA SABER SOBRE O LASER (CAPSULOTOMIA)PARA MINHA V√ď

  • Germ√Ęnia Nat√°lia de Castro
    3 de junho de 2012

    Excelente matéria e super infomativa ! Realmente nos tranquiliza muito. Eu tenho astigmatismo e miopia, usando óculos de alto grau e estou vendo muito mal. Gostaria de saber se lentes próprias poderiam resolver o meu problema. Fiquei feliz com tudo que li. Vou me informar o máximo que eu puder. Obrigada.

  • Marta Medeiros
    1 de maio de 2012

    Obrigada pelo carinho com que minha mãe foi atendida por vocês.
    Os profissionais do CEO s√£o realmente excelentes!

  • vera melo
    16 de abril de 2012

    adorei ler esses esclarecimentos sobre a cirurgia de catarata,vou operar e estava apavorada,poia al√©m da catarata tenho glaucoma tamb√©m, mas depois que li fiquei mas tranquila,posso o operar sem medo, obrigada pelo o esclarer minhas d√ļvidas.

  • Elisete da Silva
    15 de junho de 2011

    J√° fiz uma cir√ļrgia de catarata com o Dr. Luciano, o qual me deixou tranquila e confiante; Esse site nos esclarece todas as d√ļvidas poss√≠veis sobre o assunto, mas a confian√ßa no bom profissional me ajudou muito.

    Elisete da Silva – Porto Alegre – RS

  • Margarete g.p. schnorr
    7 de março de 2011

    Ja realizei uma consulta com Dr. Luciano o qual me deixou tranquila sobre minha situação e
    tambem tirou d√ļvidas sobre a cirurgia de catarata a qual sou candidata.
    Obrigada e que Deus aben√ß√Ķe a vida do Dr. Luciano e toda sua equipe.
    Margarete G.P. Schnorr – Campo Bom, RS

  • Clarice S. Aguiar
    22 de janeiro de 2011

    Depois de ler este artigo, já me sinto confiante para realizar a cirurgia. Gostaria de marcar uma consulta com vocês. Como faço para agendar a consulta?
    Clarice S. Aguiar – Porto Alegre

  • Helena Breshner Gherk
    22 de janeiro de 2011

    Que interessante, eu não sabia que dava para eliminar os óculos com a cirurgia da catarata!!
    Fiquei feliz em saber disso!!
    Helena B. Gherk, Curitiba

  • marilei oliveira
    19 de janeiro de 2011

    Parabéns e muito obrigada,fiquei muito satisfeita com os esclarecimentos.
    Era isso mesmo que eu buscava saber.

  • Cl√°udio Corletti - S√£o Paulo, SP
    10 de janeiro de 2011

    Obrigado por esclarecer minhas d√ļvidas sobre a cirurgia da catarata.
    Cl√°udio Corletti – S√£o Paulo, SP


Deixe um comentário




Centro de Excelência em Oftalmologia


Avenida Borges de Medeiros, 2500 sala 1503 - Menino Deus, Porto Alegre - RS, 90110-150
Fones: (51) 3024-1818 e (51) 3221-9393
Email: contato@ceoportoalegre.com.br